terça-feira, 17 de agosto de 2010

"A Bandeira Cigana"

A Bandeira Cigana, nas cores azul, verde e vermelho, foi aprovada em 1971, em Londres, Inglaterra, no primeiro Congresso Mundial Cigano e passou a ser o símbolo internacional de todos os ciganos.
O azul representa o céu sobre nossas cabeças e o valores espirituais.


Seu significado: A roda vermelha no centro simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido, a tradição como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde com seus aros representando a força do fogo, da transformação e movimento.

O azul: Representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando a libertação e a liberdade. 

O verde: Representa a mãe natureza, a terra, o mundo orgânico (subterrâneo), a força e a luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, o que ela nos oferece, de preservação pela natureza. Simboliza também a relação de respeito por tudo que ela nos oferece proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem que dela retira seus suprimentos, devendo mante-la defesa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário